sexta-feira , maio 26 2017
Home / The Sims 4 / #Tutorial – A MORTE: Um Guia para a VIDA

#Tutorial – A MORTE: Um Guia para a VIDA

Dona Morte

A morte: Quando menos espera se recebe sua visita!

Já dizia o querido amigo Freddie Mercury: quem quer viver para sempre? Alguns sims gostariam de ter uma vida eterna, outros talvez nem tanto, fato é que não há o que se comentar da VIDA sem sua contraparte, a MORTE. Este talvez seja o principal personagem do The Sims. Foi pensando nisso (na morte :p) que preparamos um guia para você. Aqui iremos falar um pouco sobre o tema em três fases: a morte, a passagem e a vida.

1. A MORTE: Caminhante Eterna

The Sims 4 inclui 11 diferentes formas de morrer: afogamento, eletrocussão, fome, fogo, queda do foguete, velhice, esforço físico, planta-vaca, vergonha, raiva e histeria. Uma Dona Morte moderna está inteiramente inclusa para lhe buscar.

Dona Morte

Agora vamos ao que interessa: sabemos que os tipos de morte são divididos entre Natural e Emocional. Mortes provocadas por fogo, eletrocussão, fome, velhice, esforço físico e planta-vaca estão inclusas, nesse caso, entre as mortes naturais, enquanto aquelas provocadas pela histeria, raiva ou vergonha se enquadram nas mortes emocionais.

lápide

Atente-se ao seguinte fato

(a) Não existem cemitérios no The Sims 4, quando um Sim morre, a lápide/urna será de sua total responsabilidade;
(b) Crianças apenas podem morrer pelo fogo (se tentar matá-la de fome terá uma “visitinha”);
(c) A morte está mais rara e muito mais dificil de ser alcançada que antes;
(d) Existe um código que impede a morte dos sims. Aperte [CTRL]+[SHIFT]+[C] e digite death.toggle.

No caso das emoções, estas possuem diferentes níveis de intensidade. Perceba que os sims só poderão morrer derivados delas quando atingirem seus níveis máximos, ou seja: Constrangido, Furioso ou Histérico.

Independente da “causa mortis“, sempre que ocorre de um sim falecer, este será visitado pelo NPC conhecido como Dona Morte (ilustrado na imagem de capa), que se encarregará de levar seu corpo para o além, fechando assim seu ciclo de vida.

08-09-14_15-43

Lidando com a MORTE

Nem sempre morrer é divertido, algumas vezes não é planejado. O que fazer então? Bem, inicialmente quando um Sim vem a falecer, a Dona Morte surge imediatamente, pelo qual transformará o corpo do seu Sim numa urna/lápide. Esteja próximo para impedir que isso aconteça. Existem algumas formas de salvar um Sim da MORTE, entre elas, um Sim vivo poderá:

  • Exigir que a Dona Morte traga o falecido de volta à vida. (necessário humor Confiante)
  • Seduzir a Dona Morte a trazer o Sim morto de volta (necessário humor Paquerador)
  • Implorar pela vida do Sim morto para a Dona Morte.
  • Brincar com a Morte (literalmente) usando o Boneco Vodu.
  • Dar à Dona Morte uma Flor da Morte (adquirida enxertando uma Orquídea e uma Romã)

flor da morte

2. A PASSAGEM: Vamos Falar de Fantasmas?

fantasma paquerador

Fantasmas foram incluídos no The Sims 4 desde a atualização de halloween, em 01 de outubro. Estas criaturas possuem algumas características diferentes dos outros Sims.

(a) Eles mudam de cor conforme mudam de humor;
(b) Possuem interações sociais novas, conforme listadas a seguir, bem como de acordo com seu tipo de morte;
(c) Não envelhecem. Eles permanecerão com a mesma fase de vida que estiveram quando faleceram;
(d) Eles podem fazer Oba-Oba mas não podem procriar (sem fantasmas bebês).

Incluindo Fantasmas na sua Família

Se você não pretende adicionar fantasmas em sua família pela galeria, você poderá fazer do jeito tradicional: esperando um Sim morrer. Pode parecer fácil que depois da morte, um Sim fantasma surgirá em sua residência, mas não é, isso acontecerá após alguns dias de espera, até o momento em que seu espirito resolve sair da lápide/urna. Você não poderá destruí-la de maneira nenhuma, caso contrário o fantasma não poderá surgir. Após a espera, ele estará disponível em seu lote por várias vezes como um NPC (personagem não-jogador), pelo qual você poderá realizar qualquer tipo de interação exatamente como um Sim normal. Interaja com o fantasma até ele alcançar 95% de amizade, quando então poderá Convidá-lo para sua residência, tendo feito isso PRONTO! Poderá jogar com seu fantasma!

Uma vez em sua família os fantasmas estarão aptos a terem uma vida cotidiana como qualquer Sim. Poderão arrumar um emprego, se casar, ajudar a pagar as contas, ENFIM, eles receberão interações especiais:

Susto de Fantasma – Interação social travessa que consiste em desaparecer e reaparecer assustando um outro Sim.

Possuir – O fantasma pode incorporar-se em um objeto, fazendo-o flutuar.

Reparo Fantasma – Ao incorporar em um objeto quebrado, um fantasma pode repará-lo mais rápido que Sims vivos.

Atravessar – Interação social onde o fantasma atravessa o corpo do outro Sim com sua forma ectoplásmica.

Falar sobre a Morte – Interação social amigável.

Perguntar sobre estar Morto – Interação social amigável que um Sim pode fazer a um fantasma.

08-10-14_10-40
3. As Faces da MORTE

ghost-iconAFOGAMENTO

Mesmo na piscina as necessidades do seu Sim decaem normalmente, se você não se atentar a esse fato, perceberá que eles começarão a ficar desconfortáveis e então exaustos caso a Energia se esgote. Estar numa piscina não é o melhor lugar para ficar quando sua energia se esgota, de repente suas pernas param de se mexer, seus braços se cansam, as pálpebras cerram e você se afoga. Vale ressaltar que os Sims são excelentes sobreviventes, caso ele esteja cansado irá procurar uma forma de sair da piscina e irá tirar um cochilo, não adianta remover a escada, eles já aprenderam a subir no batente….seria ótimo se também pudessem atravessar paredes.

sim afogando

3

FOGO

Uma vez que seu Sim é envolto pelas chamas, melhor apagá-las o mais rápido possível ou elas o consumirão. Sim, meus amigos, o fogo queima! Particularmente um Sim pode morrer pelo Fogo de duas formas: consumido pelas chamas de um incêndio ou caindo de um foguete (sim, porque a queda não mata :p).

Interação Fantasma – Provocar Incêndio: Sim que faleceram devido essa morte poderão provocar incêndio em um determinado local quando furiosos.

08-10-14_10-41

11

ELETROCUÇÃO

Quando seu Sim for reparar um aparelho eletrônico quebrado, cuidado! Preste muita atenção ao modificador de “Chamuscado” que ele receberá caso tome um choque, ele não perdoará em uma segunda tentativa, provocando a morte do seu Sim querido.

Interação Fantasma – Possuir para Quebrar (Aparelhos Eletrônicos): Se seu Sim estiver furioso ele poderá usar a interação Possuir para Quebrar em aparelhos eletrônicos.

Interação Fantasma – Brincar de Choque de Mão: Sim, eles fazem isso. É chato e não tem graça nenhuma.

21

FOME

Pela fome talvez seja uma das formas mais difíceis e dolorosas de morrer. Um Sim pode morrer de fome quando você deixa ele sem comer (óbvio!). Para que isso ocorra observe o seguinte: Ele passará por dois modificadores, Faminto e Voraz, ambos duram 24hrs, totalizando que seu sim falecerá em dois dias se ficar sem comer. Contudo, as coisas não seguem esse rumo perfeito, para que um Sim morra de fome ele terá de passar por todos os seus instintos, ou seja, ele irá buscar frequentemente comida na geladeira, exceto se alguém ou alguma coisa impedir…se é que me entende.

Interação Fantasma – Sentir Fome: Isso não é nenhuma interação, tampouco lhe concederá algum benefício, a verdade é que Sims que morreram de fome precisarão se alimentar mais durante toda sua pós-vida.

2

PLANTA-VACA

A Planta-Vaca, criatura já tipificada nos padrões da Nação Sim, é extremamente voraz. Se possui uma em seu jardim, certifique-se de alimentá-la a cada 12 horas ou ela irá tentar te comer. Como ela faz isso? Bom, deixamos um video para vocês observarem quão cruel ela pode ser. Ademais, uma vez que seu sim é “comido” por ela terá uma chance de ser expelido de volta ou engolido de uma vez, indicando sua morte.

Interação Fantasma – Murchar Planta: Hora de dar o troco. Quando furioso, um Sim que morreu pela Planta-Vaca pode fazer uma planta definhar até sua morte.

4

VELHICE

É comum dizermos que nada é certeza na vida a não ser a morte. Começamos a morrer desde o dia em que nascemos e para os Sims isso não é diferente. Uma hora tudo acaba, seu Sim não aguentará mais a idade e chegará o momento de partir e não há nada que você possa fazer para impedir…na verdade você pode tomar uma Poção da Juventude, Essência da Vida ou comer Ambrosia, mas ENFIM!!! Quando tudo te faltar, seu Sim falecerá pela velhice. Talvez a forma mais linda e triste de morrer. Adeus.

velhice

6

ESFORÇO FÍSICO

Ah, ficar velho! Falamos acima sobre a idade que põe fim aos Sims, mas a única consequência de ser idoso é essa? Claro que não! Lembre-se que Sims idosos não são tão resistentes como eram quando mais jovens. Eles não podem se engajar em muitas atividades, seus ossos doem e as juntas travam. O que isso significa? Quando estiverem realizando tarefas agitadas, como exercícios físicos ou Oba-Oba ( ͡° ͜ʖ ͡°), eles vão alcançar um modificador de “Perigosamente Cansado”. O que isso significa? Enquanto esse buff durar, se você fizer seu sim realizar atividades que exijam esforço ele morre.

7

ATAQUE CARDÍACO

“Calma lá, irmão, não fique com tanta raiva! Pense na sua saúde! Pense nos seus filhos! Pense na sua vida e…” ….e morreu. Pois é, de nada adianta ser tão estressado. A morte por ataque cardíaco figura uma das mortes emocionais. Para que ela aconteça, seu Sim passará por quatro estágios: furioso, muito furioso, irritado e enfurecido. Sims que chegam no último estágio têm um curto período de tempo até que se acalmem, caso contrário encontrarão seu fim.

Interação Fantasma – Compartilhar Emoções (Furioso): Sims que morrem pelo fator emocional poderão provocar esse sentimento em outros Sims.

10721387_670523793055767_1415158767_n

1

RISADA

Cuidado quando te contam uma piada, ela pode ser fatal. A força do riso pode deslocar mandíbulas, provocar hérnias e incomodar vizinhos, então tenha muito cuidado com seu bom humor. Assim como no ataque cardíaco, um Sim irá morrer de Risada quando alcançar os quatro estágios do humor Brincalhão (Brincalhão, Muito Brincalhão, Bobo e Histérico). Tente se acalmar quando chegar no ultimo estágio ou…

Interação Fantasma – Compartilhar Emoções (Brincalhão): Sims que morrem pelo fator emocional poderão provocar esse sentimento em outros Sims.

VERGONHA

Essa não! Você não esperava aquela notícia? Alguém te provocou constrangimento indevido? Tadinho…Um Sim irá morrer de vergonha após atingir todos os estágios do humor Envergonhado (Envergonhado, Muito Envergonhado, Humilhado e Mortificado). Após isso procure se acalmar, vá chorar um pouco e se esconder na cama, se expor demais pode ser perigoso…

Interação Fantasma – Compartilhar Emoções (Envergonhado): Sims que morrem pelo fator emocional poderão provocar esse sentimento em outros Sims.

4. A VIDA: O Maior Milagre

10-09-14_07-29

O fato de fantasmas não morrerem mais não quer dizer que você queira ser um deles para sempre. A pós-vida cansa e existem Sims que sonham pelo dia que retornarão por mais uns instantes entre os vivos. Como fazê-lo? Existem duas formas.

a) Ressuscitando pelo Livro da Vida

Quando o Sim alcança o topo da aspiração Autor de Best-Seller ele será capaz de produzir um item conhecido como O Livro da Vida.

o livro da vida

Entre as demais funcionalidades do Livro da Vida, está, obviamente, trazer um Sim morto de volta. A sua primeira missão então será escrevê-lo (necessário Escrita 10), devendo então usar a interação “Capturar Saga Épica”.

capturar saga épica

Feito isso, você nomeará um Sim vivo que esteja próximo. Espere-o morrer e seu corpo se tornar uma urna/lápide para então ter acesso à interação “Invocar”, que fará o Sim fantasma emergir diretamente de sua sepultura. A partir daí faça todos os passos para convidar o fantasma para sua família (descritos antes). Uma vez na família, esse fantasma poderá ler o livro usando a opção “Restaurar Vida”, que lhe fará voltar novo em folha!!

OBS: O Sim ressuscitado voltará no inicio da fase da vida em que morreu.

OBS 2: O Livro da Vida, quando lido, poderá restaurar TODAS as necessidades do Sim ao qual ele foi dedicado. (sério, isso é INCRÍVEL!)

b) Comendo a Ambrosia

Ambrosia é um prato extremamente complexo que exige alguns ingredientes especiais. Sem precisar de um Louro José do nosso lado, te ensinamos a cozinhá-la AQUI!

Bem, aqui acaba nosso guia!

Deng-Deng!

Qual sua nota ?

Sobre BMX

Andrio Oliveira ou simplesmente Andrio BMX é o cara que fica por trás em todo site, programação é com ele mesmo, mas tem uma queda pelo jogo The Sims, que apesar de não jogar, gosta muito de assistir!

3 Comentários

  1. como sempre mandando bem nos post, estão de parabéns

  2. Gostaria de saber porque o tempo de vida dos Sims idosos aumentam ao invés de decair? E demora tanto pra eles morrerem naturalmente? O número de vida dos meus dois Sims idosos estão 123 indo para 123 mas a barra não está completa totalmente, gostaria de ajuda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *