domingo , julho 23 2017
Home / SimCity / #SimCity – 10 Dicas para construir sua cidade

#SimCity – 10 Dicas para construir sua cidade

SimCity, a quinta versão do simulador urbano da Maxis, traz várias novas opções para gerenciar sua cidade. Mais que isso, o novo SimCity (2013 ou 5?) tem tantas funcionalidades que você pode se sentir um pouco sobrecarregado…

SimCity Simmers 10 dicas

Você sabia que o nome SimCity  não é apenas mera coincidência? A série The Sims surgiu inicialmente como um “spin-off” de SimCity, desenvolvido pelo mesmo criador da franquia de simulador de cidades, Will Wright. O título, que também é um simulador, que coloca em destaque os moradores da cidade de SimCity, chamados de “Sims”

Este pequeno e simples guia foi pensado para os principiantes no universo SimCity. Por uma simples postagem no nosso grupo no Facebook, vi muita gente dizendo que não sabia jogar ou tinha curiosidade de saber mais sobre o game. Então trouxe dez dicas e truques básicos para começar bem sua cidade e para evitar erros típicos de um novato e se tornar um prefeito de sucesso!

1. Um bom planejamento antes de tudo

Ante de escolher a cidade qual irá começar seu jogo, veja primeiro o que ela tem a oferecer (carvão, minério, água, etc). Após, verifique a direção do vento, para saber mais tarde, onde zonear e colocar as industrias. Você não quer encher de poluição sua área residencial né? Veja também onde tem maior fluxo de água no local e coloque suas industrias o mais longe possível de onde tem muita água para não causar contaminação e poluir a mesma.

Ao começar um jogo no SimCity, alguns usuários tendem a colocar as estradas a esmo. Isto significa que na hora de criar cruzamentos, terá que demolir alguns edifícios – e com isso, perder população e serviços. Meu conselho é que antes de definir as áreas, faça um mínimo de planejamento das ruas e cruzamentos.

#SimCity - 10 Dicas para construir sua cidade 1

2. Considere a densidade dos terrenos

O importante para a cidade crescer é que os edifícios tenham espaço para se expandir. Embora num primeiro momento pode parecer estranho que numa avenida os edifícios construídos sejam pequenos, não insista em colocar mais estradas no meio desse espaço vazio.

Justamente esse espaço vazio vai servir para que os habitantes construam casas maiores, lojas ou fábricas, conforme a situação na cidade for melhorando. Tenha paciência que em pouco tempo você vai testemunhar o enorme crescimento da sua cidade sem muito esforço. Quanto menos esperar, sua cidade não terá mais minúsculas casas ou lojas e sim grandes prédios e arranhas céus.

#SimCity - 10 Dicas para construir sua cidade 2

3. Mantenha a cidade limpa

Tão importante quanto dar espaço para sua cidade se expandir é mantê-la livre de áreas abandonadas ou detritos, pois eles impedem que um novo edifício seja instalado. Para se livrar deles, basta usar a escavadeira.

Ao clicar no ícone da escavadeira, irá aparecer os edifícios ou casas que devem ser demolidos. Outra coisa que você deve saber é que a mudança de uso de qualquer área da cidade, de residencial a comercial, por exemplo, somente será efetiva quando você demolir o edifício anterior.

#SimCity - 10 Dicas para construir sua cidade 3

4. Invista no transporte público

Seus cidadãos terão que se deslocar dentro da cidade e, geralmente, costumam usar o carro, gerando muito congestionamento nas avenidas principais. Para reduzir o tráfego e para evitar a poluição, opte pelo transporte público.

Recomendo iniciar com as paradas de ônibus: basta colocar uma rodoviária e a partir daí distribuir paradas em toda a cidade. São muito baratas e irão aumentar o grau de felicidade da população, principalmente em áreas de classe média e baixa. E, quando você expandir sua cidade, não se esqueça de ampliar a estação de ônibus com mais veículos, senão as pessoas irão reclamar que estão muito cheios.

Com a cidade crescendo, você pode colocar uma estação ferroviária, paradas de bondebalsa ou até mesmo um aeroporto local. Mas não comece a casa pelo telhado e opte pelo ônibus: bom, bonito e barato!

#SimCity - 10 Dicas para construir sua cidade 4

5. Indústrias, esgotos ou lixo bem longe das casas

Ninguém gosta de ter uma fábrica perto de casa, especialmente se for contaminante. Portanto, não recomendo distribuir as áreas industriais na cidade, mas dê a elas uma parcela da sua terra. O ideal seria colocá-las o mais longe possível das áreas residenciais, no canto do seu tereno, por exemplo e em um local que o vento não leve também a poluição para as zonas residenciais.

#SimCity - 10 Dicas para construir sua cidade 5

6. Abuse dos parques e áreas verdes

A forma mais barata de agradar seus moradores é criar um ambiente agradável. As pessoas gostam de comprar, mas também adoram os parques e áreas verdes. Portanto, não seja pão-duro na hora de preencher sua cidade com parques, áreas de esportes ou outros terrenos para entretenimento ao ar livre.

Os parques também são um ótimo antídoto contra as fábricas. Mesmo se você seguiu o meu conselho número 5, pode ser que uma área residencial caia bem ao lado de uma industrial. Nesse caso, você notará um monte de carinhas vermelhas. Construa um parque bonito e veja a felicidade voltar a reinar no bairro.

Os parques também ajudam e muito a crescer a riqueza do terreno. Então, quanto mais parques em um determinado loteamento, mais ricos terão morando por ali!

#SimCity - 10 Dicas para construir sua cidade 6

7. Cuide das instalações públicas

Não demore muito para construir as principais instalações públicas: polícia, bombeiros,hospitais, escolas… Mas lembre: construir é tão importante quanto manter.

Observe as reclamações dos seus habitantes – indicadas pelos “ícones” em cima das casas –  e adapte os serviços públicos conforme as necessidades. Se há muito crime, adicione algumas viaturas. Problemas de saúde? Expanda o hospital.

Esta máxima também se aplica ao transporte público: se você receber reclamações de que está lotado, vale a pena ampliar a sua frota de ônibus.

#SimCity - 10 Dicas para construir sua cidade 7

8. Um bom prefeito não tem medo de fazer empréstimos

Na vida real, é bom evitar todas as dívidas possíveis, porém no SimCity as coisas são diferentes. Quando você iniciar o jogo, vai querer construir muitas coisas, o que pode custar muito dinheiro… Por isso, considere a opção de adquirir um bônus.

Um bônus é um empréstimo com juros que você vai devolver a cada hora de jogo. A não ser que você seja muito extravagante e exagerado, é muito fácil pagar um pequeno empréstimo (você pode pedir a partir de 25.000 Simoleons). Se você começar a construir, você terá áreas comerciais, industriais e residenciais que pagarão impostos e, portanto, manterão os cofres da cidade sempre cheios.

Antes de sufocar seus cidadãos com impostos estratosféricos, é melhor optar pelo bônus para começar a expansão: as pessoas serão felizes vivendo na cidade e por isso não sairão dela, o que resultará numa maior prosperidade e dívidas pagas. Mas lembre-se: não abuse dos empréstimos pois você pode acabar falindo, pagando mais do que ganhando no jogo.

#SimCity - 10 Dicas para construir sua cidade 8

9. Conte com as cidades vizinhas

Se você compartilhar uma área com outros usuários (modo multiplayer) ou se você tiver várias cidades, aproveite para colaborar com elas. Uma boa opção é comprar recursos na cidade vizinha: ela receberá dinheiro e você evitará construções que ainda não precisa.

Além disso, o jogo permite que você transfira fundos de uma cidade para outra, de modo que, para iniciar sua segunda cidade, a cidade grande poderá dar um pouco de dinheiro de presente para a menor.

#SimCity - 10 Dicas para construir sua cidade 9

10. Tente agradar a todos… mas pense e analise bem antes!

Os cidadãos expõem continuamente suas queixas. Além disso, outros pedidos irão aparecer no jogo em forma de pequenas missões. Você receberá umas recompensas por elas, mas não tente agradar a todos o tempo todo.

Mesmo se você tiver o dinheiro, nem sempre é conveniente expandir um edifício ou construir uma instalação. Antes de querer ser agradável com todos, use o bom senso: essa é a melhor maneira de criar uma cidade próspera.

#SimCity - 10 Dicas para construir sua cidade 10

E você? Que dicas tem para ser um prefeito bem sucedido no SimCity?

Adaptado do Softonic

#SimCity – 10 Dicas para construir sua cidade
Qual sua nota ?

Sobre Rafael Kid

Rafael Gouveia (Rafael Kid), tem 30 anos e é pau pra toda obra: funcionário público, blogueiro, programador, técnico de som, produtor musical, tecladista, sanfoneiro e jogador de The Sims. Joga The Sims desde o primeiro, viciando de verdade no The Sims 2. Tem a coleção completa de The Sims 3, apesar que não jogou bastante por achar muito pesado e não ter um pc potente! Começou a jogar o The Sims 4 e está achando uma maravilha! Que venha as expansões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *